Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos.A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc.
Poucas profissões, em todo o mundo, gozam de tanto prestígio junto à sociedade quanto os professores. Transmitir conhecimento, a crianças ou adultos, é tido como uma bela ‘vocação’ pela maioria das pessoas. Como toda a sociedade, porém, o trabalho realizado pelos docentes sofreu profundas alterações nos últimos anos. As bases para as transformações estão na própria evolução vivida no mundo. E não apenas tecnológica, mas também de comportamento, pedagógica, na administração do ensino, no comportamento dos alunos e no reconhecimento pelo trabalho.
Bem, mas educação nos dias de hoje se remete mais ou menos nestas duas imagens. A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, inclusive na vida educacional. Onde ate mesmo as crianças já estão envolvidas nesta realidade.
As reflexões em torno do assunto tecnologia e educação tomou conta da sociedade há várias décadas, na realidade desde que se notou sua influência na formação do sujeito contemporâneo, e da necessidade de explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento nos meios de informação e comunicação. O mundo atual esta passando por inúmeras e cada vez mais aceleradas transformações em torno de todos os campos da sociedade, desde o princípio da civilização o homem esta sempre em busca de adaptações, mudanças, novos conhecimentos, aliás, fato este implícito em sua constante busca do saber e aprender.
A preocupação com o impacto que as mudanças tecnológicas podem causar no processo de ensino-aprendizagem impõe a área da educação a tomada de posição entre tentar compreender as transformações do mundo, produzir o conhecimento pedagógico sobre ele auxiliar o homem a ser sujeito da tecnologia, ou simplesmente dar as costas para a atual realidade da nossa sociedade baseada na informação
(SAMPAIO e LEITE, 2000, op cit SANTOS, 2012, p. 9).
Otavia da Silva Ferro
Referencias:
Boa tarde, Otávia! bela escolha É isso mesmo ser professor hoje é um trabalho árduo, cansativo, porém prazeroso, fácil não é sabemos disto, mas só de chegar na sala de aula, ou final do ano letivo e ver o sorriso no rostinho do aluno não tem coisa melhor.
ResponderExcluirO docente hoje precisa saber aliar a tecnologia com a educação, afim de obter bons êxitos no processo de ensino aprendizagem do discente. Tira do aluno o acesso a tecnologia é a mesma coisa de ser o fracasso dele por completo no contexto escolar, os alunos de hoje estão ligados a tecnologia 24 por dia.
O educador tem que saber e buscar sempre alia-la ao processo de ensino aprendizagem, afim de obter êxitos satisfatórios no seu ensinar.
Parabéns pela sua escolha!
Vandilma farias Oliveira
Letras/ Português 2013.1
polo Santana do Ipanema
Obrigada Vandilma. Verdade, apesar das dificuldades, ser professor é muito gratificante.
ResponderExcluirA missão docente é essencial na vida de todo indivíduo, uma vez que todos para aprender precisa passar pelo professor, então a docência é fundamental. O professor precisa desempenha-lá com compromisso, didática e responsabilidade, como é formador de ações, opiniões e crescimento social. Portanto a docência e sua prática precisa ser vista como o meio fundamental para a formação nesta pátria educadora.
ResponderExcluirJorginaldo Oliveira
ResponderExcluirTurma 2013.1.
Polo: Santana do Ipanema
Letras Português
Ifal
Parabéns Otavia! Seu tema é bastante relevante.O professor precisa ser mais visualizado e percebido para que possa receber o valor que merece.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirMuito interessante o tema. Vivemos em uma sociedade que infelizmente ainda não valoriza tanto o profissional da educação. A educação nos tempos atuais está em transformação, e precisamos de mudanças cada vez para melhor. É assim o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nos tempos tecnológicos vividos hoje em dia.
Cícero Santana
Letras - IFAL (Santana do Ipanema/AL)
Boa noite, Otávia! Interessante a temática do seu blog. É verdade, ser professor nos dias atuais não é uma tarefa fácil, são muitos os problemas e as barreiras que encontramos pela frente, especialmente no cenário atual onde a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos alunos e trazido mais desafios aos professores que precisam pensar em metodologia que contemplem a era digital em que vivemos a fim de despertar o interesse dos alunos.
ResponderExcluirMaria Aparecida Soares
Letras 2013.1
Boa noite, Otávia! Interessante a temática do seu blog. É verdade, ser professor nos dias atuais não é uma tarefa fácil, são muitos os problemas e as barreiras que encontramos pela frente, especialmente no cenário atual onde a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos alunos e trazido mais desafios aos professores que precisam pensar em metodologia que contemplem a era digital em que vivemos a fim de despertar o interesse dos alunos.
ResponderExcluirMaria Aparecida Soares
Letras 2013.1
Olá, Otávia.
ResponderExcluirParabéns, pelo seu blog.
Certamente, ser professor nos dias atuais requer uma habilidade mais propícia e eficaz. Pois, “Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa”
Abraço!
Ailla Monteiro
Letras/Português – IFAL/UAB
Polo Santana do Ipanema - AL.
Boa noite Otávia. É verdade,o ato de ensinar vai além de transmitir conteúdos e esse desafio é posto todos os dias aos docentes principalmente nos dias atuais. E portanto, é necessário compromisso e flexibilidade na sua prática.
ResponderExcluirSandra Leide da Silva-polo- Santana-2013.1
Verdade Otávia , temos que ter vocação é nós aperfeiçoa muito bem , já que queremos entrar no ramo de docentes.
ResponderExcluirFazendo com que sejamos professores diferenciados dos de antigamente, fazendo nossas obrigações com respeito e com gosto pela nossa profissão.
Infelizmente a vocação muitas vezes fica em segundo plano, não porque o professor quer, mas por falta de condições financeiras que faz o docente pensar primeiro na sua própria sobrevivência do que na vocação de ser um professor.
ResponderExcluir